segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Festival Estudantil de Teatro

Abaixo as informações das oficinas que serão realizadas no FETO 2010.
As inscrições deverão ser feitas pelo site www.fetobh.art.br



Divulguem!

Att,

Luana Gonçalves.



-------------------------------
Paisagens Poéticas: O Nome Disso É Rua” - Alexandre de Sena, Daniel Silva, Gustavo Bones,Júlia Branco, Mariana Maioline e Renata Cabral / Belo Horizonte - MG



A oficina propõe a criação de Intervenções Urbanas a partir de um olhar sensível sobre a Cidade. Práticas corporais de composição no tempo-espaço, discussões sobre abordagens contemporâneas do Teatro de Rua e estímulos criativos diversos, serão os princípios para a criação de células cênicas realizadas no espaço-rua, que busquem re-significar poeticamente algum aspecto da vida em comunidade.

Esta ação é um desdobramento do projeto “Paisagens Poéticas: o nome disso é Rua”, contemplado pelo Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua 2009, que viabilizou a realização de intervenções urbanas elaboradas a partir da convivência de performers (ministrantes desta oficina) com grupos sociais específicos e suas relações com o espaço público, criando paisagens cênicas no horizonte da cidade.





Práticas de idéias teatrais – Grupo Espanca! / Belo Horizonte - MG



Oficina que busca o compartilhamento do estudo de princípios de atuação, cênicos e dramatúrgicos, utilizados nas criações do grupo Espanca, através do estímulo de “ideias teatrais” que são propostas aos participantes.

Busca-se incitar o ator a acessar-se, a relacionar-se com o outro, a avaliar freqüentemente em sua formação os códigos do acontecimento teatral, e a refletir sobre as ferramentas que utiliza para a construção da ilusão que cria em cena. Para isso, a oficina aborda técnicas da dança contemporânea, da improvisação e princípios do teatro físico no estudo dos sistemas do corpo.





Culinária Cultural - Bárbara Vilhena, Fernanda Vidigal e Pablo Abreu / Belo Horizonte - MG



A idéia é simples – enquanto preparamos nosso almoço, estaremos refletindo sobre a importância da formação do gestor cultural, sobre as práticas de gestão e as alternativas para a sustentabilidade de projetos culturais. A proposta parte do princípio que a alimentação é um complexo sistema simbólico de significados sociais, religiosos, políticos, étnicos, estéticos e principalmente culturais. A escolha do prato e o modo como vamos prepará-lo já diz muito de cada um de nós, facilitando a nossa comunicação e o entendimento do outro, ingredientes fundamentais para quem trabalha com arte e cultura.





Teatro Plástico - Manuela Rebouças / Belo Horizonte - MG



A Oficina propõe uma vivência com o fazer artístico lúdico e pluridisciplinar para descobrir e experimentar diversidades da brincadeira cênica.





Técnica de Impro - um teatro espontâneo e lúdico - Hortência Maia / Belo Horizonte - MG



Proporcionar à criança uma atividade lúdica que favoreça a capacidade de abstração, o desenvolvimento da criatividade, atenção e escuta, acordo grupal e a aprendizagem dos diversos elementos específicos da cena teatral (roteiro, dramaturgia, personagem, ação, diálogo, etc) de maneira divertida e espontânea.





Dramaturgia e construção da cena – Márcio Abreu (Companhia Brasileira de Teatro) / Curitiba - PR



Oficina multidisciplinar de criação teatral, abordaremos o universo de referências teóricas e práticas que formam o repertório da companhia brasileira. Referências clássicas, dramaturgia contemporânea e exercícios práticos de escrita e criação da cena sob a perspectiva do trabalho do ator são o foco do trabalho proposto com duração de três dias.





Teatro para Educadores - Gláucia Vandeveld e Reginaldo Santos / Belo Horizonte - MG



A oficina pretende instrumentalizar o educador que utiliza o teatro como elemento de atuação em sala de aula. A partir de aulas práticas, reflexões sobre o trabalho realizado e discussões de textos teóricos sobre teatro educação; o educador terá a possibilidade de ampliar e enriquecer sua prática pedagógica, considerando a particularidade e especificidade do exercício teatral, e reconhecendo o teatro como um saber, sem perder de vista seu caráter artístico. Conteúdo



• Jogos populares

• Noções de higiene vocal – aquecimento e desaquecimento

• Exercícios para consciência corporal e espacial

• Jogos Teatrais na sala de aula

• Improvisação

• Criação de cenas

• Discussões de textos teóricos sobre teatro educação



Ator Criador - Grupo XIX de Teatro / São Paulo - SP



A oficina ator criador, do grupo XIX de teatro, calca-se nos pilares de pesquisa do grupo: a dramaturgia colaborativa, a investigação do espaço não convencional e a interatividade. Partindo de um tema, uma pergunta, um autor ou obra específica, a oficina pretende trabalhar com o ator investigando e propondo seu material dramatúrgico, sua arquitetura cênica, sua espacialidade, construindo assim um material pleno de potencialidade e propriedade.

Utilizando o corpo como caminho privilegiado, através de exercícios e dinâmicas, o ator será convidado a pesquisar seus impulsos vitais, suas leis naturais orgânicas e a descobrir como acessar a si mesmo, conhecendo seus verdadeiros limites e potencialidades. Engajando-se nessa investigação, o ator poderá descobrir como ultrapassar esses limites e ampliar essas potencialidades, na busca de sua imaginação viva, livre de estereótipos e senso comum, chegando ao seu “estado criador pleno”. Um ator orgânico, consciente de si, livre para criar e pronto para “contaminar” e ser “contaminado”.

Assim, o ator contaminando-se de um universo temático proposto e embebendo-se dele, consubstanciando a interpretação com a cenografia, com o figurino, com a direção e com a dramaturgia, trabalha com o intuito de conquistar uma criação de responsabilidade artística coletiva.



Montagem de redes - Carlos Falci / Belo Horizonte - MG


Construção de redes sociais temáticas com uso de mídias sociais, mídias locativas, espaços urbanos e criação de projetos temáticos em redes de comunicação.





As oficinas são gratuitas. Será cobrado o valor de R$15, que será devolvido ao aluno que tiver freqüência de 90% na oficina.

A ação visa desestimular a inscrição de alunos que não comparecem e impedem que seja feito o contato com excedentes.




Abraços!

Luana Gonçalves

(31) 8466-4269
(31) 2555-8575

www.noatocultural.org.br

www.fetobh.art.br

www.twitter.com/FETOBH





Luana Gonçalves

(31) 8466-4269
(31) 2555-8575

www.noatocultural.org.br

www.fetobh.art.br

www.twitter.com/FETOBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário